Medicina Oral

A medicina oral é a especialidade da medicina dentária que diagnostica e trata as lesões e patologias da cavidade oral, seja dos tecidos duros (dentes e ossos maxilares), moles (gengivas, mucosas, lábios e língua) ou da estrutura anexa, como as glândulas salivares.

Para o diagnóstico recorre-se à observação clínica, à palpação e eventualmente a biopsia para análise anatomopatológica.

As lesões orais devem merecer particular atenção pois podem ser uma manifestações de doenças sistémicas, provocadas por causas diversas, tais como reacionais, infeciosas, imunológicas, neoplásicas ou hereditárias.

Lesões mais comuns



- Origem traumática
Reação dos tecidos a agentes agressores, sejam eles mecânicos, físicos, químicos ou térmicos.

- Infecções por bactérias, fungos ou vírus
As candidíases e as lesões herpéticas são, respectivamente, as infecções fúngicas e virais mais frequentes.

- Com base imunológica
Podem manifestar-se como reacções alérgicas ou alterações auto-imunes da mucosa oral.

- Origem em componente genética
O nevus esponjoso branco e algumas formas de epidermólise bolhosa são exemplos de entidades cuja transmissão é hereditária.

Medicina Oral na Orallagos



Na Orallagos acreditamos que a prevenção do cancro e patologias da cavidade oral assenta na adoção de um estilo de vida saudável e eliminação de tabaco e abuso de bebidas alcoólicas. Defendemos também que a visita regular ao dentista permite um diagnóstico precoce de lesões e evitar que se tornem patologias mais graves.

Nas consultas de rastreio da Orallagos procedemos ao exame visual e palpação de todas as estruturas orais e anexas à cavidade oral. Quando uma lesão suspeita é observada, a biopsia da mesma poderá ser aconselhada, permitindo a obtenção de um diagnóstico histológico concreto.

Agende já a sua consulta

Para garantirmos uma resposta mais eficaz apelamos que agende a sua consulta através da nossa plataforma